top of page

Dar e receber

Já faz algum tempo que não venho aqui.

Voltei e hoje não se trata de um assunto relacionado com a Enfermagem, acho que hoje é mais um desabafo.

Há uns dias o meu pai mandou-me o link de um artigo cujo nome era “Quanto mais tu fazes pelas pessoas, menos elas fazem por ti” (Sabater, 2021). Assim que eu li o título pensei que era de certa forma contraditório e que não tinha lógica mas infelizmente já ocorreram determinadas situações na minha vida que o comprovaram.

Não li o artigo porque o título bastou para começar a refletir sobre este assunto. Quando começo a pensar no porquê de tal acontecer, a nível pessoal, tenho 99,9% de certeza que é porque as pessoas a quem fazemos tudo e damos demais nos tomam por garantidas e independentemente do que façam estamos sempre lá. Penso que em todos os tipos de relações deve haver reciprocidade, cedências e um equilíbrio entre dar e receber.

Porém, existem relações em que sentimos que damos tanto e não há reciprocidade. Penso que tal acontece exatamente pelo que mencionei acima, a garantia que estaremos sempre lá. Por conseguinte, acho que devemos dar aos poucos e de forma cautelosa porque senão podemos acabar magoados.


135 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page