top of page

Um dia não são dias...

Muitos de nós já ouvimos esta expressão mas mais ligada à alimentação, mas eu hoje venho aqui expô-la a nível emocional.

Sabem aqueles dias em que se sentem perdidos? Aqueles dias que parecem que não têm fim porque sentem que não são capazes de fazer nada e estão em constante sofrimento e ansiedade no decorrer do dia, dado não terem feito nada de produtivo?

Pois bem tenho-vos a dizer que é legítimo sentirem-se assim de vez em quando, especialmente no contexto atual em que estamos a viver.

A pandemia tem sido uma luta que já se prolonga há mais de um ano. E obviamente depois desta acabar vêm aí outras lutas, e com isto me refiro à luta contra os desequilíbrios psicológicos provocados pelo enclausuramento das pessoas nas suas casas.

As aulas on-line e o teletrabalho são uma excelente solução para mantermos uma rotina, mas na minha opinião têm-se demonstrado uma ameaça para a manutenção da sanidade mental. Porquê? Porque já não há limites e definições de horários e de intervalos, o que estava muito bem separado quando era tudo presencial (trabalho/estudo e descanso), agora parece que já não existe. As pessoas trabalham muito mais quando estão fechadas em casa e não conseguem impor limites, isto é, já não definição de horas de almoço e horas de intervalo porque toda a gente toma como garantido que a pessoa continua a trabalhar. Não está certo e não pode continuar a ser assim!

Eu sei que é fácil falar mas cada pessoa tem que ter a coragem de impor limites a si mesmo e aos outros.

Para além disso, temos que adotar estratégias que nos permitam saber conciliar o descanso e o trabalho/estudo.

Caso estejamos em teletrabalho devíamos manter a rotina, isto é, manter os horários de almoço, no qual devia estar proibido chamadas telefónicas relacionadas com o trabalho, e começar e acabar de trabalhar nos horários estipulados quando era presencialmente.

Caso estejamos em aulas on-line devemos manter uma rotina igualmente, se bem que esta está dependente da instituição de ensino.

A nível da população em geral considero muito importante a introdução de momentos de lazer que permitam desligar de todas as preocupações do dia-a-dia e evitar o isolamento, ou seja, fazer videochamadas com amigos e familiares. Eu sei que não é a mesma coisa mas dá para dar umas gargalhadas e colocar a conversa em dia :D

Basicamente quero transmitir-vos que somos humanos e como tal temos dias em que estamos mais cansados e melancólicos porém temos que pensar que "um dia não são dias" e pegar em pequenas coisas que nos tragam alegria e motivação novamente, quer seja ligar a um amigo, ver um filme, meditar ou até mesmo dormir.

Combatam estes dias como se fosse uma pedrinha no sapato em que basta tirá-la do sapato e seguir em frente!



63 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page